quinta-feira, 26 de maio de 2011

Política tem jeito?

Será que a política brasileira tem jeito? Antes de pensar no geral, vamos olhar para a nossa cidade. A Câmara de Vereadores de Salvador é composta por 41 parlamentares que, em sua maioria, não apresenta nada de útil para a sociedade. Eles vivem de negociatas e troca de favores em benefício do partido ou, se estão na base de oposição ou situação.
Desde que o Brasil se constituiu a troca de interesses é mais importante que o bem da sociedade. Por que D.Pedro I, mesmo sendo abolicionista, não conseguiu acabar com a escravidão? Porque quem tinha o poder econômico no século 19 eram os senhores e os traficantes de escravos. Sem nenhum outro tipo de empreendimento ficava difícil contrariar a minoria dominante. Interesses financeiros. Quem dá mais? Esse sempre foi o lema.
Em pleno século 21, século das promessas de mudanças, estamos em situação diferente dos brasileiros de 1811? Na essencia, acho que não. Talvez o povo precise de mais uns dois séculos para aprender o que é honestidade, cidadania e coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário