Será que a política brasileira tem jeito? Antes de pensar no geral, vamos olhar para a nossa cidade. A Câmara de Vereadores de Salvador é composta por 41 parlamentares que, em sua maioria, não apresenta nada de útil para a sociedade. Eles vivem de negociatas e troca de favores em benefício do partido ou, se estão na base de oposição ou situação.
Desde que o Brasil se constituiu a troca de interesses é mais importante que o bem da sociedade. Por que D.Pedro I, mesmo sendo abolicionista, não conseguiu acabar com a escravidão? Porque quem tinha o poder econômico no século 19 eram os senhores e os traficantes de escravos. Sem nenhum outro tipo de empreendimento ficava difícil contrariar a minoria dominante. Interesses financeiros. Quem dá mais? Esse sempre foi o lema.
Em pleno século 21, século das promessas de mudanças, estamos em situação diferente dos brasileiros de 1811? Na essencia, acho que não. Talvez o povo precise de mais uns dois séculos para aprender o que é honestidade, cidadania e coletividade.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Salvador, cartão postal da sujeira
Não precisa nem perder muito tempo olhando por onde andamos em Salvador para perceber que a cidade está feia, suja, mal cuidada.
Todos os dias as pessoas prestam diversas queixas sobre o que sentem com relação a Salvador. Falta de compromisso dos políticos é pouco, se trata de falta de vergonha na cara mesmo. Será que é difícil mandar recolher o lixo, varrer as ruas, tapar os buracos? Será?
Será que é tão difícil não roubar o dinheiro público? Definitivamente o problema do brasileiro é educação. Educação básica como "não pegue o que não é seu". Com essa regrinha simples a vida de todos nós estaria bem melhor. Não precisaríamos de planos de saúde, nem de pagar escolas caras para ter ensino de qualidade. Isso porque o dinheiro seria bem aplicado, não seria desviado para os bolsos indevidos.
Sonhar não faz mal né? Faz um pouco. Faz mal quando acordamos e percebemos o quanto estamos atolados nessa imundície. Sim, porque o 'se dar bem' atinge a todos, não só os políticos. Quer prova? Uma certa feita um caminhão com uma carga de macarrão tombou no viaduto Canô Veloso, aqui em Salvador, e o que as pessoas fizeram? Saíram dos seus carros e saquearam a mercadoria. Agora pergunto: Essas pessoas precisavam fazer isso? São tão corruptas quanto os políticos dos quais reclamam.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Bebê não é lixo
Nas últimas semanas um assunto vem aparecendo constantemente no noticiário brasileiro. O abandono de bebês recém-nascidos. Esse ato, que julgamos impensado e desumano, é apenas a ponta do iceberg.
A maioria dos abandonos é cometida por mulheres pobres, sem instrução e sem perspectiva de melhoria de vida. A falta de esperança ou, muitas vezes, o desespero de não saber o que fazer com mais uma boca se torna tão assustador que a decisão que parece mais acertada é a de se desfazer do problema. O que choca não é o abandono e sim a maneira com a qual essas mães decidem por um fim a longos anos de miséria.
Jogar um bebê no lixo, deixar na calçada ou arremessar muro acima são alguns dos casos vistos, fora muitos outros que devem ocorrer todos os dias e que não chegam às redações. O problema é falta de informação e de preparo. Com informação as pessoas ficam sabendo que sexo sem proteção gera gravidez e também pode acarretar no contágio de doenças. Depois de grávidas, as mães que não querem os filhos não sabe que podem deixar os bebês na própria maternidade ou entragá-los no conselho tutelar, sem problemas judiciais futuros.
Com informação e educação muitos problemas sociais deixariam de existir no Brasil.
A maioria dos abandonos é cometida por mulheres pobres, sem instrução e sem perspectiva de melhoria de vida. A falta de esperança ou, muitas vezes, o desespero de não saber o que fazer com mais uma boca se torna tão assustador que a decisão que parece mais acertada é a de se desfazer do problema. O que choca não é o abandono e sim a maneira com a qual essas mães decidem por um fim a longos anos de miséria.
Jogar um bebê no lixo, deixar na calçada ou arremessar muro acima são alguns dos casos vistos, fora muitos outros que devem ocorrer todos os dias e que não chegam às redações. O problema é falta de informação e de preparo. Com informação as pessoas ficam sabendo que sexo sem proteção gera gravidez e também pode acarretar no contágio de doenças. Depois de grávidas, as mães que não querem os filhos não sabe que podem deixar os bebês na própria maternidade ou entragá-los no conselho tutelar, sem problemas judiciais futuros.
Com informação e educação muitos problemas sociais deixariam de existir no Brasil.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Bin Laden: Fim ou começo?
Com a morte de Bin Laden o terrorismo acabou? Tenho certeza que não. Agora vão começar represálias por parte de grupos radicais islâmicos e, como defesa, mais bombardeios pelas bandas do oriente por parte dos Estados Unidos e países amigos.
O assassinato de uma das mentes responsáveis pelo 11 de Setembro foi apenas uma baixa. Será que os poderosos do mundo pensam em matar todos os radicais? Loucura...
Com toda essa história ainda custo a acreditar na morte de Bin Laden. Não tiraram nem uma foto para comprovar. Simplesmente jogaram o corpo no mar para evitar que o túmulo virasse ponto de peregrinação. Ok, pode ter sido até uma decisão acertada. Mas quem quer idolatrar não vai se apegar a um corpo. O terrorista número 1 do mundo já é considerado um homem santo. Não seremos nós, pobres ocidentais, a determinar ou impedir alguma coisa.
A única coisa certa dessa história é que o ocorrido do dia 2 de maio de 2011 vai entrar na história como um grande feito dos norte-americanos. Será?
O assassinato de uma das mentes responsáveis pelo 11 de Setembro foi apenas uma baixa. Será que os poderosos do mundo pensam em matar todos os radicais? Loucura...
Com toda essa história ainda custo a acreditar na morte de Bin Laden. Não tiraram nem uma foto para comprovar. Simplesmente jogaram o corpo no mar para evitar que o túmulo virasse ponto de peregrinação. Ok, pode ter sido até uma decisão acertada. Mas quem quer idolatrar não vai se apegar a um corpo. O terrorista número 1 do mundo já é considerado um homem santo. Não seremos nós, pobres ocidentais, a determinar ou impedir alguma coisa.
A única coisa certa dessa história é que o ocorrido do dia 2 de maio de 2011 vai entrar na história como um grande feito dos norte-americanos. Será?
Assinar:
Postagens (Atom)

