quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bebê não é lixo

Nas últimas semanas um assunto vem aparecendo constantemente no noticiário brasileiro. O abandono de bebês recém-nascidos. Esse ato, que julgamos impensado e desumano, é apenas a ponta do iceberg.
A maioria dos abandonos é cometida por mulheres pobres, sem instrução e sem perspectiva de melhoria de vida. A falta de esperança ou, muitas vezes, o desespero de não saber o que fazer com mais uma boca se torna tão assustador que a decisão que parece mais acertada é a de se desfazer do problema. O que choca não é o abandono e sim a maneira com a qual essas mães decidem por um fim a longos anos de miséria.
Jogar um bebê no lixo, deixar na calçada ou arremessar muro acima são alguns dos casos vistos, fora muitos outros que devem ocorrer todos os dias e que não chegam às redações. O problema é falta de informação e de preparo. Com informação as pessoas ficam sabendo que sexo sem proteção gera gravidez e também pode acarretar no contágio de doenças. Depois de grávidas, as mães que não querem os filhos não sabe que podem deixar os bebês na própria maternidade ou entragá-los no conselho tutelar, sem problemas judiciais futuros.
Com informação e educação muitos problemas sociais deixariam de existir no Brasil.

2 comentários:

  1. Sem dúvida, Liliba! Claro que existem problemas como depressão pós-parto, mas creio que a maioria descarta a criança de um forma atroz!
    Grande beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que vc escreveu. É simplesmente horrível este tipo de coisa acontecer...

    Parabéns pelo blog e pelo texto!!!

    César

    ResponderExcluir